Mitos e Verdades da Consultoria Empresarial

A frase “ninguém faz nada sozinho” é algo que deve ser levado a sério quando o assunto é sua empresa. Contratar o serviço de uma consultoria empresarial é ideal para quem está procurando abrir um negócio ou gerenciá-lo com mais informações, ferramentas e metodologias.

Existem alguns mitos e verdades em relação a consultoria empresarial, vamos desvendar alguns deles.

 A consultoria empresarial é um serviço caro? Depende

O preço da consultoria pode variar muito. Isso porque é possível contratar consultorias que atendem apenas empresas de grande porte ou marcas muito valiosas. Essas possuem um preço de serviço muito mais alto que a média. Fato que não ocorre com as empresas juniores que, normalmente, possuem um preço menor.

Apenas empresas de grande porte contratam consultoria? Mito

Você sabia que antes de abrir um negócio, a consultoria pode te ajudar de diversas formas? Pesquisas de mercado, planejamento financeiro e até mesmo auxílio na captação de investimentos, a consultoria empresarial oferece soluções que geralmente são personalizadas e se tornam um diferencial para os empreendedores que querem abrir e expandir seus negócios com mais chances de sucesso.

A consultoria decide o futuro da empresa? MITO

Aqui, é importante destacar que as consultorias são prestadoras de serviço. Ou seja, elas podem indicar o melhor a ser feito, sem imposições. Não há, de forma alguma, um contrato ou uma obrigação para seguir as recomendações de qualquer consultor.

Não se sabe ao certo o porquê desse mito, mas uma das hipóteses é de que alguns profissionais são vistos como “mais da mesma coisa”. Por isso, vamos diferenciar:

  • Consultor: é o profissional externo à empresa que fornece informações ou pareceres para aconselhar as decisões da empresa;
  • Investidor: fornece recursos financeiros para a empresa. Este pode ou não ter participação ativa nas decisões da empresa, dependendo do contrato social;
  • Conselheiro: pessoa parte do conselho de administração, que foi eleita ou designada para orientar e supervisionar o rumo da empresa.

As consultorias salvam empresas? Depende

É muito comum gestores procurarem consultorias quando a situação já está grave. Quando se chega em um ponto muito crítico, a empresa tem dificuldades até mesmo para custear o serviço de consultoria. Esse cenário nem sempre vale a pena ser revertido, por conta do tempo e do capital necessário. Porém, ainda assim, é função da consultoria empresarial mostrar o melhor caminho.