A contabilidade é indispensável na hora de administrar qualquer negócio, seja de pequeno porte ou grande porte.
Ela auxilia na gestão de uma empresa pois ajuda a saber valores ativos, passivos, receitas, custos e despesas, além de mostrar a rentabilidade e a lucratividade do seu negócio.
Controlar dados de produtividade da mão de obra também ajuda a manter um bom planejamento.
A gestão de empresas é um processo complexo, ela necessita de uma estrutura adequada e a contabilidade é uma das mais importantes.
O contador é o profissional responsável por identificar, medir e analisar informações que serão úteis para a administração e planejamento da empresa.
A partir dos dados de faturamento, despesas e lucros, os responsáveis podem tomar decisões mais estratégicas.
Com todas essas informações o contador garante que a empresa faça o uso correto de seus recursos.
Diferentemente dos que as pessoas pensam, a assessoria contábil não possui apenas funções burocráticas e relacionadas aos aspectos tributários e legais do negócio.
Há várias vantagens e benefícios que este setor tem a oferecer à produtividade, lucratividade e até mesmo na diferenciação da empresa no mercado.
Foi-se o tempo em que o contador cuidava apenas da papelada burocrática e dos impostos da sua empresa.
A assessoria contábil pode, por exemplo, ajudar a expandir as suas vendas, contribuir com o planejamento estratégico, oferecer soluções mais assertivas quanto à adequação do enquadramento para o negócio, contribuir com a análise financeira por período, prevenir ou solucionar contingências financeiras, legais ou tributárias com maior rapidez e muito mais.
A contabilidade é também uma ferramenta de gestão muito importante, que perpassa situações de todos os processos da empresa. Vê-la como uma remediadora para questões burocráticas é um erro, já que a expertise do contador pode tornar o seu negócio mais diferenciado em um mercado cada vez mais competitivo.
E diferenciação é a palavra de ordem para os próximos anos. Além disso, a análise contábil fornece mais condições para a tomada de decisão do gestor e amplia o leque de oportunidades e possibilidades para a atuação da empresa.