Alguns cuidados são importantes para ser ter uma contabilidade organizada e eficiente, contar com profissionais experientes e que estejam sempre atualizados com a legislação vigente é praticamente um requisito básico.
Uma contabilidade organizada para sua empresa consiste em separar as finanças, não acumular tarefas, controlar suas pendências, organizar os documentos e o mais importante, contratar uma assessoria contábil eficiente. A Theotita tem o know how necessário para auxiliar sua empresa ou negócio a manter em dia sua parte contábil.
Mas eu mesmo posso fazer minha contabilidade?
Se você for um contador ou entender de contabilidade talvez até consiga, mas entender um pouco não é suficiente. Um profissional com formação na área, além de realizar as tarefas rotineiras da contabilidade, poderá orientá-lo para possíveis equívocos na gestão contábil.
Então o que eu posso fazer?
– Separe as contas.
Como relatamos no início deste artigo, separe as contas da empresa das contas pessoais. Você obviamente já ouviu os termos pessoa física e pessoa jurídica, não é? Pessoa física é o empresário e pessoa jurídica é sua empresa. Sendo assim, existe uma pessoa física com seus compromissos financeiros e uma pessoa jurídica que também possui compromissos financeiros. Por isso, é importante separar as contas para evitar que uma utilize recursos da outra sem saber exatamente para onde foi o dinheiro.
– Não deixe para amanhã o que você deve fazer hoje.
Sempre que efetuar uma fatura ou receber uma conta, separe em pastas diferentes, de preferência por data, isso facilita muito quando a documentação for dirigida para a contabilidade realizar o cálculo. Deixar documentos espalhados ou jogados pode significar o extravio deles na hora de fechar a contabilidade. Não deixe nada para depois.
– Seu contador é seu parceiro, ajude-o!
Após um tempo você já vai ter ideia dos seus compromissos contábeis, antecipe-se. Não espere um telefonema do escritório, principalmente em meses que seu faturamento ou compras pode ser maior. Previna-se, pois, valores maiores significam cargas tributárias maiores. Em meses assim, repasse todas as informações e documentação necessárias antes do prazo final. O atraso em informações contábeis pode comprometer o pagamento de impostos e, consequentemente, gerar multas e outras penalidades para empresa.
– Confira seus documentos fiscais semanalmente
Tire uma horinha por semana para organizar seus documentos fiscais, verifique se nada ficou para trás. Você ganhará tempo e em caso de erro haverá maneiras de corrigir dentro do prazo.
– Você é o dono da empresa, mas seja responsável com o uso de recursos.
Você, como dono da empresa, retira seu sustento dela a partir do pró-labore, mas se você precisar utilizar recursos do caixa da empresa para fins particulares, deve informar a contabilidade. Dessa forma, não haverá mal-entendido e auxiliará na análise da gestão contábil. Sempre que fizer uma retirada, considere como um empréstimo que a empresa está fazendo a você.
– Valorize a informatização
Informatizar sua empresa é praticamente obrigatório, não estamos falando de planilhas eletrônicas, mas de sistemas de gestão, com controle financeiro, estoque, enfim uma automatização das tarefas. Isso ajuda muito a contabilidade. Existem empresas de software inclusive que geram os dados para os escritórios de contabilidade, facilitando e ganhando tempo.
Uma contabilidade organizada representa uma empresa com boa saúde financeira e com uma gestão confiável. Na dúvida, não tente adivinhar, faça seu orçamento com a Theotita!