Passo a passo para otimizar os processos de gestão

Nada funciona sem o mínimo de organização. Assim é sua casa, em sua vida e também no seu trabalho, tudo funciona a partir de processos, são eles que fazem girar as engrenagens e transformar recursos em valor para os clientes finais.

Por este motivo, trabalhar para otimizar os processos de gestão é essencial para que a organização consiga se desenvolver de maneira sustentável e entregar mais valor para os clientes.

Mas porque isso é tão importante? Quando os processos são otimizados eles eliminam ou ao menos diminuem o desperdício de tempo e recursos. Para isso, requer a realização de um mapeamento das atividades. Somente assim será possível padronizar e, posteriormente, otimizar o trabalho realizado pela sua equipe. 

O mapeamento de processos, identifica gargalos e pontos de melhorias, corrigi as não conformidades e ainda, padronizar as rotinas. 

Para esse mapeamento, deve ser realizado um levantamento documental (documentos envolvidos) e metodológico (modos de realização das atividades) no intuito de esquematizar detalhadamente o processo.

Assim, a modelagem AS-IS (situação atual do processo) deve conter:

a) definição do processo,

b) atividades detalhadas,

c) pessoas envolvidas,

d) etapas documentadas ou passíveis de documentação.

Para mapear o processo recomenda-se aplicação de questionários, observação dos processos, entrevistas com cada colaborador, reunião em grupo para levantamento do processo.

Após mapear a situação é hora de redesenhar o processo. Os principais objetivos do redesenho do processo são:

a) evitar retrabalho,

b) padronizar atividades,

c) automatizar o que for possível,

d) excluir atividades desnecessárias,

e) aprimorar a comunicação entre áreas,

f) estabelecer responsáveis ao longo do processo.

Feito isto chega a hora de implementar o trabalho, ou seja, automatizar o processo mapeado, redesenhado e modelado. Para isso realiza-se testes para poder homologar o ciclo de gestão de processos. O objetivo é executar, monitorar e administrar os fluxos até que atinjam a padronização ideal para seguir em funcionamento.

Estas etapas não se encerram ai, é necessário buscar a constante melhoria dos processos, através de análises que vão sempre buscar seu aperfeiçoamento.