Passo a passo: Como traçar um plano de ação para aprimoramento de gestão?

Plano de ação é uma ferramenta que traça uma metodologia para alcançar objetivos. Ele é um planejamento que define:

  1. Ações necessárias para atingir objetivos;
  2. Cronograma e prazos, responsáveis por cada tarefa;
  3. Recursos financeiros e humanos necessários;
  4. Acompanhamento de resultados.

Iniciando o projeto:

Em todo o início de projeto se define as metas para alcançar os objetivos, a partir deles será estabelecido o destino. Ter uma definição de metas, portanto, não assegura de que ela será atingida e isso pode gerar muita frustração.

Por outro lado, sem nenhuma meta, é pior ainda. Afinal, você pode ir para qualquer lugar, mas isso certamente não condiz a necessidade do seu negócio. Sendo assim, seja específico quando definir suas metas, esteja sempre disposto a acompanhar e a medir seus resultados. Sonhar é bom, mas seja realista em relação ao que o projeto pode alcançar. Obedeça ao prazo jamais procrastine as coisas que devem ser feitas nem com você e nem com sua equipe.

Planejamento:

Após definir os objetivos começamos o planejamento. A importância do planejamento está determinada pelo seu impacto no empreendimento e no processo de tomada de decisões. Este plano vai mostrar como agir frente aos desafios. Ele será guia para todas as outras ações que a companhia executa.

Não podemos deixar de citar que essa etapa vai fornecer orientações globais para a gestão de toda a organização e, ainda assim, direcionar de forma específica os subsetores existentes, como marketing, vendas, recursos humanos, entre outros. O que o planejamento faz é manter todas as ações pontuais alinhadas com os objetivos comuns.

Como formato, essas informações podem ser materializadas como um documento que busca ilustrar qual será a estratégia da companhia em um determinado período. Também é importante incluir quem são os responsáveis por setores e ações concretas: gerentes, coordenadores de área, diretores, entre outros.

O planejamento estratégico deve ser quantitativo e definir os números a atingir, descritivo e indicar a forma como desenvolver as ações necessárias e, por fim, precisa indicar o tempo em que cada passo deve ser dado para que os objetivos sejam alcançados.

Execução:

A fase de execução consiste em colocar em prática todas as tarefas planejadas, nas condições de qualidade, custos, prazos e de forma a alcançar os objetivos das partes interessadas. Essa fase caracteriza-se por um intenso trabalho em equipe, sob a coordenação geral de uma pessoa responsável pelo projeto.

Será necessário comparar o efetivo feito e o planejado, o objetivo é manter os trabalhos no rumo das metas, dentro dos prazos e custos. A fase de controle segue os passos da execução, podendo dar origem a diversos retoques e ajustes no planejamento inicial, mantendo-se, porém, o escopo do projeto. O principal ingrediente do processo de controle ou monitoramento é a obtenção de informações sobre as três variáveis do projeto.

Monitoramento:

O processo de monitoramento e controle do trabalho do projeto consiste em coletar, medir e disseminar informações sobre o desempenho, avaliar as medições e as tendências para efetuar melhorias no processo.

Inclui, ainda, atividades de gestão sobre o monitoramento de riscos para garantir que sejam identificados no início, que o andamento seja relatado e que planos de risco estejam sendo executados. Tal monitoramento inclui emissão de relatórios de andamento, medição do progresso e previsão.

São ações do gestor:

  1. Verificar o escopo do projeto, que implica na formalização da aceitação das entregas ou partes terminadas.
  2. As análises de custos também devem ser objeto de controle por parte do gestor, pois, tal processo influencia os fatores que criam as variações e controla as mudanças no orçamento do projeto.
  3. A realização do controle da qualidade através do monitoramento dos resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade.
  4. Avaliar o desempenho do andamento das atividades, neste aspecto coletam-se e distribuem informações sobre o desempenho. Isso inclui relatório de andamento, medição do progresso e previsão.
  5. Monitorar o controle dos riscos, cabe ao gestor acompanhar aqueles que são identificados, monitorar os residuais, identificar novos riscos, executar planos de respostas a riscos e avaliar sua eficiência durante todo o ciclo de vida do projeto.
  6. Por fim, há necessidade de administrar as aquisições de materiais. Este é o processo necessário para gerenciar o contrato e a relação entre o comprador e o fornecedor, analisar e documentar o desempenho atual ou passado de um fornecedor e, quando adequado, gerenciar a relação contratual com o comprador externo do projeto.

Encerramento:

Esse é o momento de fazer as entregas finais e receber a aprovação. Nesta fase outras atividades incluídas são as seguintes:

  • Fechar contas;
  • Pagar notas;
  • Redistribuir equipamentos e pessoas;
  • Encontrar novas oportunidades para a equipe do projeto;
  • Fechar instalações;
  • Relatório final.

Extremamente importante é ter uma lista (na verdade várias) de verificação opara garantir que todos os pontos do projeto foram vistos, analisados e cumpridos.

Este é o momento de avaliar o desempenho da equipe e fazer as devidas avaliações. É também hora do aprendizado, através das respectivas das lições aprendidas que serão utilizadas futuramente para melhorar o desempenho em projetos vindouros, ou até memo nos em andamento.