A auditoria é um processo de verificação e análise de atividades desenvolvidas por uma determinada empresa. Simplificando, é um processo que visa examinar se elas estão de acordo com o que foi planejado ou estabelecido anteriormente pela organização. No caso da auditoria contábil, o processo se atém a analisar de forma minuciosa os registros dos documentos da empresa. O objetivo é averiguar se todos as responsabilidades fiscais da empresa estão sendo cumpridas da forma correta.
Além de evitar problemas fiscais, a auditoria se aplica a todas as empresas de pequeno a grande porte, internamente e com o auxílio de seu contador. Como cada empresa possui uma demanda, o tempo de auditoria pode variar, sendo assim necessário diferentes tipos de estratégias e abordagens.
O mais importante é que uma auditoria bem-feita pode trazer resultados positivos e nós da Theotita podemos te auxiliar nesse processo, com 20 anos no mercado, somos a empresa certa na hora certa, para suas questões contábeis.
Por que é necessário para uma auditoria contábil?
A auditoria contábil não se limita a um relatório técnico situacional. A ideia principal por trás dela é traduzir um controle maior da contabilidade em novas estratégias e projetos para aumentar a eficiência do negócio.
A transparência dos gestores é extremamente importante para uma empresa que segue as leis e seus princípios.
Este processo de transparência ajuda a eliminar qualquer indício de fraude ou falha contábil. Por outro lado, é uma das formas mais eficientes de demonstrar aos acionistas a real situação real da empresa, como sua saúde financeira, segurança e sua capacidade de crescimento para o futuro.
A auditoria contábil tem por objetivo trazer uma visão prática e completa da área dentro da empresa — sua performance financeira, o impacto de obrigações fiscais, a capacidade de lucro etc.
Todos esses dados, quando bem utilizados, trazem economia e podem servir para otimizar, automatizar e redesenhar processos administrativos que utilizem melhor os recursos que você tem disponível, ou seja, transformam eficiência financeira em vantagem competitiva.
Quando seu controle contábil é mais ajustado, fica bem mais fácil prever como a empresa vai se comportar financeiramente em diversos cenários — desde picos de demanda até as crises.
Uma visão completa de seus dados contábeis vai permitir uma previsão melhor de lucros e encargos — informações que podem ser cruciais para definir quais serão as próximas estratégias de negócio visando sempre o seu crescimento e a sua consolidação.
Os passos para uma auditoria contábil
O processo de auditoria contábil é realizado conforme o estabelecido pelas normas brasileiras e dividido em etapas. Veja, a seguir, quais são elas:
- pesquisa ambiental — é a fase de reconhecimento para entender as operações, coletar informações e consultar os documentos da companhia;
- planejamento de auditoria — a partir das informações obtidas, o auditor escolhe as estratégias mais efetivas e eficientes;
- controle interno — aqui, o sistema e os controles contábeis são documentados e avaliados para encontrar os pontos fortes e fracos do sistema;
- teste de controle — a ideia é determinar se os procedimentos de controle interno estão funcionando efetivamente e dentro das regras estabelecidas;
- teste substantivo — é o método usado para confirmar a precisão dos valores e de outras informações retiradas das demonstrações contábeis;
- parecer do auditor — para finalizar, os resultados dos testes são avaliados, a adequação das demonstrações contábeis é revisada, e o parecer de auditoria é concluído.
Embora o trabalho da auditoria interna seja muito parecido ao da externa, são usadas técnicas com a atenção voltada para os controles internos. É comum que a auditoria interna seja uma coordenação dentro da empresa, enquanto a externa busque comprovar a correta representação financeira das demonstrações contábeis. É importante, portanto, que elas unam seus trabalhos para que não haja repetições na execução das tarefas.
Gostou dessas dicas? Entre em contato com a Theotita! Podemos te ajudar a ter mais qualidade e representatividade dentro do mercado.